top of page

Marketing de conteúdo, vale a pena investir?

  • Foto do escritor: Mariana Okatsu
    Mariana Okatsu
  • 1 de abr.
  • 2 min de leitura


Nos últimos anos as empresas precisaram se reinventar para garantir a atenção de um público cada vez mais seletivo. As propagandas de antes já não fazem mais sentido, as pessoas querem um conteúdo de verdade para consumir.

Nesse contexto, surge o marketing de conteúdo, em que a premissa é criar um conteúdo interessante e que as pessoas achem divertido mas que de alguma forma converse com seu produto/serviço.

Um exemplo ótimo disso é como o Duolingo se utilizou das redes sociais e memes engraçados para criar conteúdos que catapultaram seus resultados de marketing. As pessoas assistem seus vídeos e não sentem que a marca quer empurrar um serviço, ao invés disso, se conectam com a personalidade da coruja.

Aplicar tal estratégia no seu consultório pode render uma agenda lotada, visto que muito mais pessoas irão te conhecer e conhecer seu trabalho. Isso tira o peso do diferencial frente a outros profissionais ser o valor da consulta ou coisas do tipo, as pessoas irão marcar um agendamento pois querem uma consulta com VOCÊ.


Mas como aplicar o marketing de conteúdo no mundo médico? Como ficam as normas do CFM nesse caso?


Para começar a produzir conteúdo médico, é importante se alinhar com as normas do CFM para publicidade (caso queira dar uma olhada temos um post sobre isso no nosso Instagram) e buscar assuntos que as pessoas estejam curiosas a respeito

Contar um pouco do seu dia a dia, como é a rotina de um médico e o que você gosta de fazer para lazer são formas de trazer as pessoas mais perto de quem você é como pessoa, além do jaleco. Isso traz conexão.

Já falar sobre curiosidades da sua especialidade, casos diferentes e assuntos em alta são conteúdos que engajam e são do interesse das pessoas. 

Por exemplo, um dermatologista cria um vídeo no Tiktok falando a respeito das diferenças entre os diferentes ácidos oferecidos no mercado para o skincare. Muitas pessoas tem dúvidas a respeito do efeito de cada produto e como incluir na rotina, portanto esse é um conteúdo que o público engaja. 

Outro exemplo seria um ginecologista comentando sobre os diferentes métodos contraceptivos e suas vantagens e desvantagens, desmistificando soluções não comprovadas e trazendo fatos. 

A forma como você vai trazer esses conteúdos pode variar bastante, alguns focam na comédia, outros focam em trazer histórias de atendimentos. Isso vai depender apenas de como você se sente mais à vontade para conversar com seu público.


Um ponto de atenção

O marketing de conteúdo é uma forma incrível de ganhar mais seguidores, pacientes e divulgar de maneira geral seu trabalho, mas demanda trabalho e dedicação.

Você precisará criar os conteúdos e estar sempre atento aos assuntos que estão em alta no que se refere à sua especialidade.

Outro ponto é que trata-se de uma estratégia de longo prazo, ou seja, você terá que esperar um pouco para ver os resultados do seu trabalho e isso às vezes pode ser frustrante para quem está começando.

Dependendo de quais são seus objetivos, talvez valha mais a pena investir em uma estratégia com resultados mais rápidos, como o Google.

Mas se você já está em um estágio maduro do seu consultório e gostaria de expandir ainda mais seus resultados e reconhecimento, o marketing de conteúdo definitivamente é uma ótima opção!


 
 
 

Comments


bottom of page